
agende: 11 5671.5511 • 11969164073


Implante
Felizmente, os cuidados com a saúde bucal estão em alta entre o público brasileiro atualmente. Se há alguns anos era impensável o consultório do dentista com frequência, hoje esse hábito é relativamente comum para grande parte da população.
Conhecer os termos mais usados na odontologia não é uma tarefa fácil, principalmente quando não estamos acostumados às suas particularidades, portanto, vamos explicar neste artigo a diferença entre prótese dentária e implante.
A principal diferença entre prótese e implante é que a prótese substitui artificialmente uma parte do corpo, enquanto que o implante é uma aplicação definitiva, feita através de um processo cirúrgico.
Quando falamos de saúde dental, tanto a prótese dentária quanto o implante tem como objetivo substituir a falta de um ou mais dentes, mas existem alguns aspectos que os diferenciam. Neste artigo falaremos sobre alguns.
.
Qual a diferença entre
implante e prótese dentária?
Vamos começar falando sobre as semelhanças entre esses dois procedimentos. Apenas a partir desse conhecimento é que poderemos compreender as diferenças entre as duas abordagens.
A maior semelhança entre implante e prótese nos dentes está no objetivo de cada um. Em ambos os casos, a função é a mesma: substituir um ou mais dentes perdidos, independente do motivo que levou à sua extração.
Sendo assim, não apenas o sorriso fica mais esteticamente bonito, mas a mastigação e a fala são otimizadas.
A principal diferença entre esses dois procedimentos está no fato de que a prótese substitui a parte visível do dente, ou seja, a coroa. Já o implante, é fixado na arcada dentária, formando uma nova raiz.
A durabilidade é outro fator que diferencia ambos os procedimentos. Os implantes são bem mais duráveis do que as próteses, porém, possuem um custo mais elevado. Já a manutenção, deve ser frequente nos dois casos, para estender a vida útil dos procedimentos e garantir a saúde bucal dos pacientes.
O que é considerado na avaliação
Os pacientes candidatos ao uso da prótese e implante devem realizar uma bateria de exames, para avaliar a condição da saúde bucal, o estado dos ossos, da mandíbula e o posicionamento dos outros dentes. O estilo de vida também será avaliado.
Por exemplo, pessoas jovens costumam ser mais compatíveis com o implante, enquanto as com mais idade são menos resistentes à realização de um procedimento invasivo, sendo mais indicado o uso da prótese removível.
Além disso, o uso de dentadura quando a pessoa ainda é jovem pode trazer sérias implicações na vida social e também, na autoestima, já que a prótese móvel é associada a pessoas que já chegaram a uma idade mais avançada.
Indicação de cada procedimento
A análise de um dentista especializado é que determinará qual procedimento deve ser indicado. Ele irá avaliar os exames e o estilo de vida do paciente, determinando a partir daí qual é o melhor caminho a ser seguido.
Para os implantes, por exemplo, muitas vezes é necessária uma certa quantidade de osso ‘’útil’’ para fixar os pinos utilizados. Portanto, algumas pessoas estão incapacitadas de realizar esse processo. Nesses casos, é recomendado o uso da prótese.
Já para pessoas mais jovens, muitas vezes a prótese não é a melhor opção, pois não oferecem a mesma segurança mastigatória que os implantes. A idade é, inclusive, um fator que auxilia na escolha do melhor procedimento.
Como é possível observar, existe uma certa diferença entre implante e prótese dentária. Cada procedimento tem indicações e benefícios bem variados. Portanto, o acompanhamento com um profissional especializado é fundamental para determinar qual será o tratamento adequado, baseado em cada caso. Assim, é possível obter um lindo sorriso de forma segura!
Marque uma consulta com nossa equipe. Nossos profissionais estão preparados para recomendar o melhor tratamento para seu sorriso.
